sábado, 23 de outubro de 2010

Vila Alice - Um palco de História(s)


A Vila Alice é a moradia em que viveu o Coronel Hugo Owen e mais tarde a famosa Fanny Owen, que devido a uma história de romance vivida com José Augusto Magalhães e Camilo Castelo Branco(que mais tarde iremos publicar aqui no blog), ficou imortalizada na história através de um livro do próprio Camilo Castelo Branco e um outro de Agustina Bessa-Luís, que inspirou uma magistral longa-metragem de Manoel de Oliveira, em 1981, intitulada "Francisca". A casa onde morou Francisca(ou Fanny) Owen está, neste momento, bastante degradada, sem ser possível vislumbrar qualquer reminiscência da famosa história que outrora decorreu ali.
No dia 21 de Outubro de 2010, o grupo Per Tempus foi visitar e fotografar a casa, de vários ângulos e localizações. Aqui estão algumas das fotos:

Perspectiva lateral da casa
Entrada principal


Porta principal; "Vila Alice", no topo
Nestas fotografias está bem visível a degradação e o abandono que esta casa tem sofrido, e o tempo urge para que seja preservada e mantida em bom estado, de modo a preservar também a única memória física da história de Fanny Owen.

Sem comentários:

Enviar um comentário